5 Dicas para escolher as músicas do seu casamento

A música serve para emoldurar a cena que estaremos presenciando nesse dia e a emoção dessa celebração depende muito da música que você for escolher, por isso, selecionei 5 dicas pra você considerar na hora de escolher sua trilha sonora.

1. Vai casar em igreja, ao ar livre, ou em algum salão de festas? Se for casar em igreja dê preferência para as músicas clássicas e religiosas. Em algumas igrejas, mesmo músicas bem tradicionais em casamentos como Over the rainbow são vetadas. Se quiser músicas seculares (que não são religiosas) na igreja tenha bom senso e escolha um repertório que seja previamente avalizado pelo celebrante. Se sua cerimônia for apenas civil você terá muito mais liberdade pra escolher suas músicas.

2. Preste atenção às letras das músicas caso queira que sejam cantadas. Certifique-se que ela não esteja dizendo nada que você não gostaria de ouvir nesse dia. Para músicas em outras línguas, o Google ajuda que é uma beleza. Quer um exemplo? Já tive que cantar a música Easy do Lionel Richie pra entrada de um noivo. O segundo verso da música diz: “Garota, estou indo embora amanhã“. Acredito que o noivo não tenha ido embora bem no meio de sua lua de mel mas… podia ter escolhido outra música, né?

3. Música cantada ou instrumental? As letras ajudam a contar um pouco mais da história e as músicas instrumentais dão um ar mais clássico pro momento. Dá pra harmonizar as duas coisas com tranquilidade, ok?

4. Hino de futebol, vale? Vale só se for na festa, num contexto de descontração. Lembre-se sempre que a Música é um meio de comunicação muito poderoso e faça-se a seguinte pergunta; o que estou querendo comunicar no meu casamento?

5. O grupo musical certo. Busque referências e contrate aquele que te emocione e possa comprovar experiência e profissionalismo. Não vá pelo mais barato, tampouco use música mecânica para um momento tão importante. Música ao vivo é sempre mais emocionante. Prefira um Voz e Violão bem tocado do que uma orquestra desafinada. E caso você não saiba, para se formar um músico profissional são necessários muuuuuitos anos de estudo e treino diário, sem falar nos altos investimentos em bons instrumentos. Não faça como os noivos que chamaram os primos pra tocar no casamento e viraram memes pra gente dar muita risada depois.