Se seu casamento é em Igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia.
Se seu casamento é em Sítio ou Buffet, você tem mais liberdade para escolher as músicas e fazer as entradas.
Apenas lembre que quanto mais entradas você colocar mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, tempo muito longo para convidados e principalmente as crianças. Use o bom senso. Caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou Banda toque na festa.
Cada momento pede uma música de cerimônia adequada e o pacote que você fechou com o Coral ou Orquestra também vai influenciar bastante na definição das músicas.
Para a entrada dos Padrinhos ou Noivo:
Você pode optar por uma música instrumental, um tema de filme cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte – a da noiva.
Entrada da Noiva:
Pede uma música mais forte, mais marcada, geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, devera encontrar um equilíbrio com a música anterior.
Entrada de Pajens, Daminhas e Floristas:
Temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta.
Benção:
Uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos sugiro o Pai Nosso.
Cumprimentos:
Esse, geralmente, é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita mas o texto fala de sofrimento, separação, etc…
Saída:
Momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento.
Procure fazer a seleção das músicas da cerimônia com uma certa antecedência ao casamento, cerca de 3 meses antes, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar se for o caso de uma música inédita. Escolha mais de uma música para cada momento e faça um exercício de mentalização do local, das pessoas e da música que escolheu.