Sobre Música e Comida!

Bem, pra mim, música é feito comida. Necessária! Vital!

Desde criança minha mãe cuidou muito bem da alimentação da nossa família nos proporcionando uma dieta bem saudável. Meu pai era agricultor e muito do que comíamos em casa vinha direto da terra. Ao mesmo tempo,  eles nunca nos privaram de comer doces, refrigerantes e outras guloseimas não tão saudáveis, mas nas horas e medidas certas. Assim, eu e meus 2 irmãos crescemos entendendo a importância dos sabores e dos saberes. Minha mãe não é do tempo do “Gourmet“ mas seu tempero…. haja amor, minha gente.

Com a música foi bem parecido, com exceção das quantidades. Ouvíamos de tudo, e o tempo todo, numa dieta balanceada e altamente calórica de sons, ritmos, melodias, timbres e etc. Sabe aquela coisa de nutricionista falando que seu prato tem que ser colorido? Pois é, nas caixas de som lá de casa saíam muitas cores também. Claro que cada um de nós, com nossas diferenças, tínhamos, e ainda temos, nossos “pratos“ preferidos. Mesmo assim, adoro experimentar música nova e, lógico, não gosto de tudo que experimento.

Trazendo nosso papo pros dias de hoje quando ouvimos aos montes notícias sobre o crescimento dos casos de obesidade entre as crianças fico preocupado também com a dieta musical a que muitas delas estão expostas. Como professor de música e profissional do ramo que sou não me preocupo nenhum pouco com a música “fast food“, descartável e de baixo valor nutrutivo. O problema são as medidas. E tal qual uma criança malcriada recusa experimentar uma comida nova que lhe é apresentada receio que as pessoas cresçam sem experimentar  toda a riqueza musical que está ao nosso alcance tão facilmente nos dias de hoje.

Música alimenta, alimenta a nossa alma! E tem música pra tudo, acreditem. Ouçam e leiam “Música pra ouvir“ do Arnaldo Antunes e reflitam um pouco mais sobre o assunto .  Música é pra ser consumida sem moderação, o tempo todo. Mas que haja cores, muitas cores saindo dos auto falantes e fones de ouvido de todos nós.

Música inspira!

Música para ouvir no trabalho
Música para jogar baralho
Música para arrastar corrente
Música para subir serpente
Música para girar bambolê
Música para querer morrer
Música para escutar no campo
Música para baixar o santo
Música para ouvir
Música para ouvir
Música para ouvir

Música para compor o ambiente
Música para escovar o dente
Música para fazer chover
Música para ninar nenê
Música para tocar novela
Música de passarela
Música para vestir veludo
Música pra surdo-mudo

Música para estar distante
Música para estourar falante
Música para tocar no estádio
Música para escutar rádio
Música para ouvir no dentista
Música para dançar na pista
Música para cantar no chuveiro
Música para ganhar dinheiro

Música para ouvir
Música para ouvir
Música para ouvir

Música pra fazer amor
Música para fazer sucesso
Música pra funeral
Música para pular carnaval
Música para esquecer de si
Música pra boi dormir
Música para tocar na parada
Música pra dar risada

Música para ouvir
Música para ouvir
Música para ouvir

 

Música: ‘Música Pra Ouvir’ / Artista: Arnaldo Antunes