Sua Trilha Sonora

Já imaginou o filme Titanic sem a interpretação vigorosa de Celine Dion para a música My heart will go on ou a Saga Crepúsculo sem a canção A thousand Years? Impossível, certo? As trilhas sonoras são elementos cruciais na composição dos filmes, nos ajudam a entrar no clima da trama e entender melhor cada personagem e com isso eternizar cenas e histórias.

E não seria diferente para nós, atores da vida real, quando nos preparamos para vivenciar um dos momentos mais marcantes de nossas vidas, o casamento. A trilha sonora tem que ser “composta“ sob medida para cada casal e cada romance. Há casais mais clássicos que gostam de orquestra, coral e escolhem uma igreja suntuosa pra trocar o seu “sim“, outros mais despojados que preferem algo mais pop ao estilo acústico e buscam jardins ou paisagens naturais como cenário, mas há também os que não abrem mão das músicas religiosas e cheias de significado e, claro, aqueles mais ecléticos que buscam harmonizar gostos e estilos. Em comum, a certeza de que querem um repertório personalizado que os represente e que emocione a todos os presentes.

É bastante comum que os casais já tragam para o casamento músicas especias que os acompanham há algum tempo e isso pode ser um bom começo pra escolher o grupo musical que irá interpretar as músicas escolhidas. Pode ter certeza que algumas empresas irão casar melhor com seu estilo e ir bem de encontro às suas expectativas, por isso pesquise e compare. Vale ressaltar que hoje em dia não temos mais uma lista limitada com opções de músicas para cada momento da cerimônia, os músicos tem que estar preparados para renovar seu repertório constantemente. Assim, mesmo as tradicionais Marcha Nupcial de Mendelson e Ave Maria de Gounod podem ceder lugar para músicas populares e atuais.

Os momentos para os quais os casais tem que escolher música são, geralmente, os seguintes:

1. Noivo e pais – espera-se que seja uma música que represente a personalidade do noivo; de preferência que não seja muito lenta, pois homens costumam querer andar rápido, ansiosos pela chegada da noiva.

2. Padrinhos – a música aqui precisa ter um caráter alegre. Se for cantada, uma letra que remeta à amizade sempre cai bem.
3. Damas e pajens – para crianças temas de filmes ou canções que remetam à infância não tem erro.

4. Noiva – por ser o momento mais esperado da cerimônia tem que ser algo marcante. Que emocione pela imponência ou pela delicadeza e que, sobretudo, seja exatamente o que a noiva sempre sonhou.

5. Alianças – por seu significado tão sublime requer uma música que trate esse momento como tal.

6. Assinaturas – aqui já temos a cerimônia encerrada e precisamos de uma música para ambientar, algo leve e descontraído.

7. Saída – vamos para a festa, portanto algo bem animado que inspire todos a bater palmas e comemorar mais esse final feliz.
Pense em todos os detalhes, do repertório à escolha do grupo musical, questões técnicas relativas à sonorização de cada ambiente também não podem ser ignoradas. Tudo isso acertado, deixe a emoção rolar solta e registre tudo em fotos e vídeos, afinal, trata-se do filme da sua vida.

Autor: Alysson Takaki